Talvez seja: Opinião – Telejornais e psicologia.

William Bonner apresenta o Jornal Nacional (acho q vcs jah sabiam disso)

William Bonner apresenta o Jornal Nacional (acho q vcs jah sabiam disso)

Diariamente, nossas telinhas são gentilmente invadidas por celebres figuras, cheias de encanto, requinte e elegância e que ainda por cima, nos trazem notícias, nem sempre úteis, mas sempre de forma agradável, até porque não temos q ir até as bancas, comprar o jornal impresso, despender o nosso tempo e dinheiro, para ler duas ou três matérias q nos agradam mais….

Já no telejornal temos a seguinte formatação, um ou dois jornalistas, atrás de uma mesa, nos trazendo as notícias consideradas mais relevantes… mas.. por que?

Porque os telejornais não poderiam se resumir às imagens e vídeos que os repórteres gravam? Porque tem de existir aquelas figuras, que chegam a ser até simbólicas?

Quando eu compro o jornal impresso, ele não vem com um casal de jornalistas q irá ler o jornal para mim.

Wlad responde:

É a questão da simbologia. Quando vemos Bonner, Padrão, Casoy, Nascimento… em nossas telinhas, temos uma expectativa criada em nossas mentes pelo próprio meio de comunicação. Esperamos que daquele momento em diante nos cheguem as últimas e mais importantes notícias nacionais e internacionais. Veja: Quando vemos um personagem de desenho animado, como Tom, Jerry ou Pernalonga, sabemos que dali para frente, provavelmente nos divertiremos, daremos eventuais risadas… enfim.. é a idéia que o personagem nos imprime.

De igual forma acontece com os apresentadores dos jornais televisivos. Por serem formadores de opinião, tendemos a acreditar no que eles dizem, sem contestar-lhes. A sua imagem na tela, ajuda à reforçar esta idéia. Poderiamos, sim, ter telejornais sem âncoras, somente com as imagens das notícias propriamente, isto faria o jornal mais dinâmico, e portanto, demoraria menos. No entanto, os meios de comunicação em massa (ou manipulação das massas), não vê proveito nisso, tiraria a impressa idéia de formação de opinião, além de que, num jornal que demora mais, cabem mais anúncios de patrocinadores.

Confesso:

Assisto diariamente o Jornal Nacional… adoro reparar as gravatas do Bonner e no cabelo de sua esposa.

Uma resposta para Talvez seja: Opinião – Telejornais e psicologia.

  1. nao disse:

    naao gosteei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: